quarta-feira, 4 de março de 2009

Nacional a minha grande paixão!

Começei a me apaixonar pelo rádio esportivo, lá pelos anos de 1973, 1974. Naquela época que costumo definir por AG, a rádio Nacional, transmitia na frequência de 990 kw, sua equipe de esportes era muito boa, em minha opinião, a Nacional tinha naquela época o melhor locutor de rádio no Rio de Janeiro, seu nome: Paulo César Tenius. Ouvir as transmissões do Paulo, para quem estava começando a se apaixonar pelo rádio, era fatal, o cara era muito bom!
A equipe da rádio Nacional era formada por 3 locutores, Paulo César Tenius, Vitorino José Vieira ( outra fera) e Luiz Brandão. Os comentaristas eram Oduwaldo Cozzi ( que também era intitulado chefe da equipe), Raymundo Mendonça e Luís Fernando Vassalo ( esse dispensa comentários). lembro de alguns repórteres, entre eles, José Silvério ( gente muito boa), Márcio de Souza, Pedro Paradella, entre outros.
Lá em cima disse que costumo definir o esporte da Nacional, em dois períodos: AG e DG. Claro que me refiro a "Antes de Garotinho" e "Depois de Garotinho".
A Copa de 1974 na Alemanha, foi o último marco de um mundial transmitido na era AG, também foi a primeira copa do mundo, transmitida pela Nacional, depois da saída do imortal Jorge Curi. Na próxima postagem, vou começar a abordar a era DG, o grande divisor de águas do rádio esportivo no RJ, pois o fenomenal José Carlos Araújo, ali se firmava, como o dono do pedaço do rádio esportivo do RJ, comandando o rádio esportivo, até os dias atuais. Podemos dizer que José Carlos Araújo é o Papa da Comunicação Esportiva e seu papado já dura, mais de 30 anos. Grande Garotinho!
Amanhã falo sobre a sua saída da Globo e a revolução que ele fez na rádio Nacional.

2 comentários:

  1. RÁDIO NACIONAL, TAMBÉM É A MINHA PAIXÃO... SEMPRE NACIONAL.
    Tem Antes do Garotinho, Durante o Garotinho e Pós Garotinho. Só o BURROS d Radiobrás em 2006 é que acabaram com a minha emissora favorita para o futebol.

    Bjos,
    Isabela.

    ResponderExcluir
  2. Olá Renatão... já estou conectado e curtindo seu blog muito legal. Aqui de GoiÂNIA É O pAULO fRANCISCO- SITE SHOW DO RÁDIO. AQUELE ABRAÇO...

    ResponderExcluir